1999: Hotel Campo Belo

Arquitetos: Sylvio E. de Podestá e Eduardo Tagliaferri
Colaboração: Mateus Pontes
Local: Campo Belo, MG
Projeto: 1999  |  Área: 2.700,00 m2

publicado no livro “Projetos Institucionais

Campo Belo tem uma praça central – localizada entre uma igreja antiga e uma nova, moderna- formada principalmente por árvores de grande porte  como o pau-ferro,  que dominam totalmente a paisagem urbana mesmo com a existência de diversos prédios, inclusive alguns bastante altos para a escala do lugar.

Em um dos poucos vazios ao redor dessa praça, junto a um grupo escolar (3 pavimentos) e uma residência (2 pavimentos), projetamos este edifício destinado serviços  restaurante, bares, salão de festas  e apartamentos para hospedagem. Necessariamente deveríamos verticalizar a solução construtiva de forma a permitir áreas convenientes ao perfeito funcionamento e viabilização do empreendimento e o fizemos escalonado em direção ao fundo, afastando a grande massa fronteiriça à praça, permitindo que permaneça a perspectiva dominante das belas árvores.

Construído em estrutura convencional, plugamos o bar na fachada principal e no segundo nível, remarcando os acessos na sua importância devida. Na transparência da solução arquitetônica do bar, ampliamos sua visibilidade de caráter público além de estimularmos seu uso. Terraços visualmente localizados no nível das copas sugerem conforto visual e confirmam a importância da massa verde da praça, oficializando o respeito à mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *