Projetos e Obras


Memorial Dom Silvério

Nascido em Congonhas do Campo, menino pobre, padre, bispo e primeiro arcebispo de Mariana assim caminhou na sua vida Silvério Gomes Pimenta. Semeador de escolas, Profeta Negro, extraordinário intelectual são apenas …

Casa Sergio, Maria e meninos

ARQUITETO SYLVIO EMRICH DE PODESTÁ COLABORAÇÃO PEDRO ARAGÃO DE PODESTÁ; MARCOS MASCARENHAS FRANCHINI (ESTAGIÁRIO) LOCALIZAÇÃO CRUCILÂNDIA, MG ÁREA DO ARAS 5200,00 M2 ÁREA DA CASA 580,00 M2 Localizado a dois quilômetros da cidade de Crucilândia, …

Casa Weyden e Ana Paula

Casas brancas e vidros verdes. O que levou pessoas a terem casas com tipologia tão semelhante a alguns exemplares da arquitetura modernistas de décadas atrás, com composições abstratas, planos sucessivos, cheios …

TRT Sede Tribunal Regional do Trabalho

ARQUITETOS SYLVIO EMRICH DE PODESTÁ; HUMBERTO HERMETO PEDERCINI MARINHO; FERNANDO LARA; IGOR MACEDO COLABORAÇÃO CÁLCULO ESTRUTURAL HÉLIO CHUMBINHO LOCALIZAÇÃO GOIÂNIA, GO ÁREA DO TERRENO 450,00 M2 ÁREA DO PROJETO 2.380,00 M2 PRESENÇA E SOBRIEDADE Quando se …

Teatro de Londrina

ARQUITETOS SYLVIO EMRICH DE PODESTÁ; HUMBERTO HERMETO MARINHO; FERNANDO LARA; PEDRO ARAGÃO DE PODESTÁ COLABORAÇÃO ACÚSTICA RENATO CIPRIANO ORÇAMENTO PLANTE ENGENHARIA INCÊNDIO SEGURANÇA ENGENHARIA ESTRUTURAL HÉLIO CHUMBINHO CONSULTOR DE TEATRO PEDRO PEDERNEIRAS LOCALIZAÇÃO LONDRINA, PA CONCURSO …

Sede da CAPES

A estratégia do projeto foi buscar um edifício que gerasse e estruturasse seu próprio espaço, da mesma forma que as ciências geram e estruturam seu próprio conhecimento. Um edifício que resultasse …

Mercado de Blumenau

A construção do novo Mercado de Blumenau vem complementar o conjunto formado pelo Galegão e pela Vila Germânica e, um pouco mais afastado, pelo Fórum, Parque Ramiro Ruediger e Terminal …

Casa Cláudio e Jane

Uma casa meio fazenda meio cidade. Extenso programa, interiorizada a volta de um pátio central, espelho d’água e cascata. Muitos quartos e grandes espaços para a família numerosa e amigos. Em …

Gráfica Rona

Acompanhar a trajetória da Rona desde os primeiros tempos, ainda quando fazíamos a Revista Pampulha, seu crescimento na segunda fase (leia-se Avenida Men de Sá) e agora, no Bairro Olhos …

Casa John John

Um grande terreno e inicialmente uma pequena casa de fim de semana que foi se modificando até uma ficar com o porte médio, com alguns anexos em andamento e hoje, …

Casa Sydney e Karla

Na época do projeto inicial intitulei esta casa de uma obra pós-Brasilia, fora dos cânones modernistas, dos concretões e também dos mediterranês e coloniosos. Discutíamos circulações, simetrias, materiais, texturas e …

Allegro Pianobar

Se somos estatística e realisticamente urbanos, desaparece a formatação básica para se inserir um objeto em uma malha urbana canonísticamente falando, ou seja, não devastamos a terra,ou pelo menos não …

CBTU Metro BH

Sistemas de transportes urbanos como o metrô são visualmente percebidos nas cidades através de grandes interferências físicas, pelas suas estações aéreas e subterrâneas e pela presença constante de fluxos de …

Sede Extra Engenharia

Como toda empresa em expansão cuidar bem da operação administrativa é fundamental. Este edifício além permitir a melhora desta função também acrescentaria uma imagem contemporânea a empresa que tem seu …

Universidade Federal do ABC

Foram dois os principais parâmetros que definiram este projeto: estabelecer uma relação de continuidade e fluidez funcional, científica e formal com o entorno urbano (tensionado entre a densidade construtiva ao …

Campus Lagoa do Piau

Localizado em local de extrema beleza natural, estratégico em relação a região (Vale do Aço e do Rio Doce), o Campus Lagoa do Piau nasce com identidade ecotecnológica, pretendendo o …

Garagem Barcos

O Lago de Furnas, também chamado de o “Mar de Minas”, abrange 34 municípios mineiros. Seu volume de água é sete vezes maior que o da Baía da Guanabara resultado …

Habita Sampa

Este projeto é um desenvolvimento lógico e aplicado do sistema proposto para o 2º. Prêmio Usiminas Arquitetura em Aço (1º. Prêmio – 1999) no qual repetimos textualmente alguns conceitos adotados, …

SHOW AUTO MALL

Projetado a partir de uma grande estrutura de concreto existente (cinco subsolos, parte do pavimento térreo e do segundo ainda em construção), elaborou-se um plano de ocupação baseado nas necessidades …

Casa Luis Eduardo

Lagoa Santa foi nas décadas de 60 e 70 o ponto de encontro da juventude motorizada de Belo Horizonte. Ali se esquiava, nadava, navegava, namorava até a manhã de segunda …

Sede Grupo Corpo

arquitetura é coisa para ser exposta à intempérie e a um determinado ambiente; arquitetura é coisa para ser encarada na medida das idéias e do corpo do homem; arquitetura é coisa para …

Ponto BR

Trata-se de terreno com conhecido potencial comercial, localizado em região de alto poder aquisitivo, com vias de circulação regional de grande porte e anel secundário em fase de implantação. Sua proximidade …

1998: Casa Graça Ottoni

Desenhar uma casa muitas vezes é como desenhar um quadro. Posicioná-la no terreno como um gesto na tela, compor com os limites do lote uma composição concretista, cheia de marcas, …

1998: Casa Alfredo e Andrea

Local: São Sebastião das Águas Claras, Nova Lima, MG.Projeto: 1998Área terreno: 1.080,00m2Área: 150,00m2 O terreno é localizado numa belíssima região, também conhecida como Macacos (nome da principal cachoeira do local), nas …

Casa Luiz Carlos e Denise

Ele, um cliente reincidente, um dos proprietários da empresa Microcity, projeto meu com a colaboração de Benedito Fernando Moreira e ela, grande incentivadora do projeto Microcity, famosa por sua leitoa …
Entrada Pricipal Shopping Ouro Preto Projeto

Shopping Ouro Preto

Os primeiros shoppings brasileiros são cópias tardias de shoppings americanos principalmente da década de 60, que ainda hoje, servem, como base para projetos “atuais”. A publicação deste projeto interessa no …

1995/97: Microcity

Arquitetos: Sylvio E. de Podestá e Benedito Fernando MoreiraColaboração: Ana Paula S. de Assis, Shirley Santos CostaÁrea do terreno: 1477,50 m2Área da construção: 2.245,00 m2Ano do Projeto: 1994/95Obra: 1995/96/97   …

Casa Atelier Tibério, Lorena e Jade

Local: Bairro Santa Lúcia, Belo Horizonte, MG.Projeto: 1997Obra: 1998/99Área terreno: 460,00m2Área: 460,00m2 Um morro é novamente o desafio: um grande aclive de péssima composição geológica e um programa relativamente complicado no …

1997: Casa Paulo, Tânia e meninos

Algumas casas não são só moradias, são também registro da capacidade produtiva e/ou acumulativa de seus proprietários e nada mais normal do que dotá-las de potentosidades arquitetônicas capazes de registrar …

1997: Casa Paulo e Lígia

Local: Residencial Vivendas, Lagoa Santa, MG.Área terreno: 750,00 m2Área: 170,00 m2Projeto: 1997 O Residencial Vivendas, loteamento recém lançado em área de cerrado, foi cuidadosamente traçado, evitando cortes desnecessários e mantendo praticamente …

1997: Casa Ítalo, Denise e meninos

Local: Condomínio Morro do Chapéu, Nova Lima, MG.Projeto: 1997Área terreno: 2.032,00m2Área: 325,00m2 Lote atípico, de topografia completamente goiana, plana, em região de montanhas: este foi o terreno escolhido pela família para …

1997: Casa Beatriz Dantas

Local: Jardins de Petrópolis, Nova Lima, MG.Projeto: 1997Construção: 1998/2000Área terreno: 7.300,00m2Área: 170,00m2 Pequena residência e um imenso terreno: normalmente esse tipo de projeto requer uma visita diferente das visitas a terrenos …

1996: Canal 23 – TV a Cabo

Arquitetos: Sylvio E. de Podestá e Maurício MeirellesLocal: Belo Horizonte, MGÁrea: 1500,00 m2Projeto/Obra: 1996 Localizada na Avenida Olegário Maciel, próximo à praça da Assembléia, a sede do Canal 23 (antigo Canal …

Casa Atelier Rui César

Local: Jardim Canadá, Nova Lima, MG.Projeto: 1997.Área terreno: 1.080,00m2Área: 350,00m2 A mata foi loteada e, em dois mil metros quadrados, projetada a residência. O local apresentava uma densidade de árvores de …

1996: Casa Reinaldo, Semilda e meninos

Local: Bairro Novo São Lucas, Belo Horizonte, MG.Projeto: 1996Área terreno: 360,00m2Área: 400,00m2 Este é um projeto com características particulares, uma vez que o proprietário sofria de grave deficiência visual. Seu programa …

1995: Centro Cultural Usiminas

Local: Ipatinga, MGÁrea: 3.200,00 m2Projeto: 1995Texto: Ângelo M. FahesAutores: Sylvio E. de Podestá, Saul Vilela e Eduardo Lascasas *3o Lugar em concurso promovido pela USIMINAS Procuramos conciliar as demandas dos três …

1994: Projeto Trincheira

O Projeto Trincheira parte de uma premissa: Minas Gerais (ou o Brasil) não possui tradição em projetos de pontes, viadutos, etc. Estes elementos são quase sempre soluções de tráfego, projetos …

1994: Casa para Bia Brecife

Local: Rua dos Arquitetos, na Bienal Internacional de Arquitetura de RecifeProjeto: 1994Área terreno: 600,00 m2Área: indefinida Dona Bia Brecife, boa amiga, pediu-me para projetar sua casa. Terreno de herança, lote 1, …

Edifício Comercial Savassi

ARQUITETOS SYLVIO EMRICH DE PODESTÁ ; JÚLIO ARAÚJO TEIXEIRA PROPRIETÁRIO MENDES JÚNIOR EDIFICAÇÕES LOCALIZAÇÃO BELO HORIZONTE, MG ÁREA TERRENO 650,00 M2 ÁREA 2.765,00 M2 A Savassi é um mistério: não é bairro, faz parte do …

1991: Paço Municipal de Osasco

Projeto para o Concurso de Idéias para o Paço Municipal de Osasco, Composto por três blocos funcionais e um elemento simbólico (prédio administrativo, Auditório, Câmara Municipal e Marco).

Habitação Popular – A “Vila do Brás”

Arquiteto: Sylvio E. de PodestáColaboração inicial: Berenice Nogueira Santiago e Gaby AragãoLocal: Bairro do Brás, São Paulo, SPTexto: Carlos AlenquerMaquete: Paulo Roberto | Projeto: 1990Área do terreno: 6.712,00 m2 | …

1990: Atelier Paulo Laborne

Num terreno convencionalmente urbano e residencial, a casa/atelier cumpre as duas funções; tanto que recepção e escritório são, ao mesmo tempo, sala de estar; o quarto é também um camarim; …

1989: Edifício Sede do IAB-GO

Terreno de difícil solução física e legal, das relações com um futuro entorno edificado e não edificado, com áreas verdes próximas e solo geologicamente ruim, nos levaram a projetar níveis …

1988/89: Casa Mário, Adelaide e meninas

Local: Bairro Santa Lúcia, Belo Horizonte, MGProjeto: 1988/89Construção: 1989Área terreno: 395,00 m2Área: 340,00 m2 A grande inclinação do terreno no sentido rua/fundo 49% sugeriu ocupação vertical e invertida, ou seja: o …

1989: Atelier Fátima Penna

Localizado numa posição incrivelmente favorável em relação à cidade: exatamente no eixo da Avenida Afonso Pena, principal avenida de BH, onde ela faz sua única variação de percurso, deslocando lateralmente …

1987: Museu do Homem Americano

Um museu não é simplesmente um amontoado de peças e indicações sobre determinado assunto, espalhadas num determinado espaço físico, para visitação pública. A concepção do Museu do homem americano, …

Casa Atelier para Le Corbusier

  Uma casa atelier para Le corbusier na América do Sul Arquitetos: Sylvio E. de Podestá,Éolo Maia e Jô VasconcellosLocal: Pampulha, Belo Horizonte, MGProjeto: 1987Comprimento total do edifício: 575,00 mAltura média: 40,00 …

1985: Casa Péricles e Hannae

Local: Bairro Campestre, Rio Verde, GO.Projeto: 1985/86Construção: 1986Área terreno: 450,00m2Área: 370,00m2 Primeira residência a ser implantada em uma quadra plana coberta apenas com vegetação rasteira.Ao mesmo tempo em que deveria apresentar …

1986: Casa Márcio e Maria Honória

Última residência desse grupo, ela se diferencia das outras três localizadas no Bairro Campestre principalmente por sua volumetria. Resultado de uma implantação lateral em terreno de esquina e triangular, libera …

1986: Atelier Anamélia

A arquitetura é uma atividade que vincula, ao seu racionalismo construtivo, o lúdico, o abstrato, o figurativo, o formal e todos os outros da arte; e mais, que a arquitetura …

1986: Casa Alenquer e Astreia

Local: Bairro Santa Lúcia, Belo Horizonte, MG.Projeto: 1986Área terreno: 384,00m2Área: 150,00m2 Pequena casa em terreno urbano com topografia dificílima aclive de sete metros a partir do passeio e com programa bastante …

1985/92: Rainha da Sucata

A “Rainha da sucata” não é uma inserção gratuita, apenas figurativa e provocativamente diferenciada. Ela é fruto de um estudo geral da Praça e seus edifícios (desenhos, fotos e maquetes) …

1985: Casa Lauro e Gisela

Local: Bairro Campestre, Rio Verde, GO.Área terreno: 1003,50m2Área: 650,00m2Projeto: 1985Construção: 1985/1990 As mesmas tradições sobre as quais fiz referência na residência Paulo/Elba, relativas ao lazer comum, foram aqui consideradas.Modificou-se a relação …

1985: Casa João e Letícia

Local: Bosque da Ribeira, Nova Lima, MG.Projeto: 1985Obra: 1986/87Área: 240,00 m2Área após a 1a. reforma (1996): 290,00 m2 Do ponto de vista ou da relação arquiteto usuário, residências são projetos que …

Campus FESURV

Arquitetos: Sylvio E. de Podestá e Éolo MaiaArquiteto Coordenador: Sylvio Emrich de PodestáProgramação e pré-dimensionamento: Sebastião de Oliveira LopesPedagoga: Cristina Miranda Silva AraújoLocal: Rio Verde, GOMaquete: Luiz AmarantePaisagismo: Jô VasconcellosProjeto: …

1984: Casa Paulo e Elba

A tradição do lugar manda que, em toda residência de porte médio, se crie um ponto de encontro incorporado ao quintal da casa na verdade um barracão onde se toma …

1983/84: Grupo Escolar Cachoeiro do Vale

Esta escola é resultado do desenvolvimento da proposta apresentada para o Prêmio Eduardo Mendes Guimarães, desenvolvida para um terreno localizado em bairro periférico da cidade de Timóteo, Vale do Aço, …

1982: Casa Rubens

Flores para cuidar, um visual que entrasse pelas janelas, qualquer coisa assim que lembrasse a todo momento que existe vida e que ela própria criasse as forças de movimento harmônico …

1981: Grupo Escolar Rural

Este método construtivo utiliza o tijolo em sua plenitude, reforçando a ideia de que se pode fazer arquitetura com os elementos primeiros industrialmente dominados pelo homem: adobe, tijolos, taipas e …

1981/2007: Casa Sydney e Karla

Na época do projeto inicial intitulei esta casa de uma obra pós-Brasilia, fora dos cânones modernistas, dos concretões e também dos mediterranês e coloniosos. Discutíamos circulações, simetrias, materiais, texturas e …

1983: Casa Hélio e Joana

Local: Ipatinga, MGProjeto: 1981/82 (em equipe com Éolo Maia)Construção: 1983Área terreno: 720,00m2Área: 230,00m2 *1º Prêmio na 5ª Premiação do IAB/MG, “Habitação Unifamiliar”, 1982. Residência para um casal jovem, com dois filhos, em …

1980: Casa Rosinha

Local: Bairro Columbia, Nova Lima. Minas.Projeto: 1980Construção: 1980/1982Área terreno: 360,00m2Área: 260,00m2 Apesar de estar situada em loteamento periférico, com belíssima vista para a reserva florestal da Mata do Jambreiro, o lote …
detalhe casa Gaby I

1980/98: Casa Gaby

Local: Bairro Santo Antônio, Belo Horizonte, MGProjeto: 1980Construção: 1980Área terreno: 300,00 m2Àrea:50,00 m2 Essa pequena residência, incrustada entre duas outras, em terreno com violenta queda no sentido frente-fundos, apresenta características especiais …
1 2