ARQUITETOS SYLVIO EMRICH DE PODESTÁ E EDUARDO TAGLIAFERRI
LOCALIZAÇÃO LAGO DE FURNAS, MG
PROPRIETÁRIOS GILSON, CRISTINA E MENINOS
CONSTRUÇÃO FEMOP
INTERIORES JUNIA NOCCHI
PERSPECTIVAS 3D JOÃO LUCAS PONTES
ESTRUTURA METÁLICA TECHNEAÇO
ÁREA 255,00 M2
O Lago de Furnas, também chamado de o “Mar de Minas”, abrange 34 municípios mineiros. Seu volume de água é sete vezes maior que o da Baía da Guanabara resultado do represamento das águas dos rios Grande e Sapucaí. Surge daí uma nova paisagem no sul de Minas com cânions, lagos, cachoeiras e praias artificiais. Diversos balneários se espalham por suas margens, a vizinha cidade de Campo Belo aproveita da proximidade de Cana Verde e faz dali seu lazer aquático, com sítios, clubes e pousadas.
A pesca, inicialmente, era o principal foco das atividades. Vieram as transformações e hoje, além dela, diversos equipamentos de lazer públicos e privados se localizam em suas imensas margens.
Este projeto cuida da ampliação de uma garagem de barcos existente, localizada junto a uma casa de campo bastante completa, com anexos de lazer formado por home theater, jogos, varandas e churrasqueiras, piscina, hidromassagem, pomar, quadra e deck junto ao lago.
A garagem em si deveria cuidar da guarda do novo barco, jet skis e outros equipamentos aquáticos além da criação de um bar mirante com aproveitamento total da vista da lagoa, sauna e principalmente uma grande hidromassagem para que o proprietário usufruísse do seu espaço de lazer sem a coletividade dos outros locais existentes na sua casa, totalmente tomados pelos filhos, amigos e visitas, todos desejáveis.
Ampliada a garagem, construção convencional, projetamos centralmente uma espécie de contêiner metálico sobre esta estrutura térrea, liberando dois terraços laterais (lazer e hidromassagem), fechado em vidro, coberto por telhas cerâmicas e vidro laminado, onde se localiza um bar, o estar, pequeno banheiro e mini cozinha de apoio. Uma varanda em balanço amplia a idéia de mirante. Brises de madeira ajudam a proteger a incidência solar no interior.
Reformulamos os acessos e gramamos o antigo pomar, agora jardim com frutas e pássaros.
A sauna, localizamos junto à nova garagem com vistas para este pomar gramado.
Uma nova rampa de acesso a água e uma mini praia em areia branca, acima da cota de alagamento, além de deck flutuante, dão charme a margem e ao lazer solar.
Nas noites e como queria o proprietário, esta caixa de vidro funciona como uma grande lanterna às margens do lago.
Instalou-se luzes de boate, som e um telão e acabou-se o lazer do proprietário. O local foi ocupado pelos filhos que espalham colchões na nova garagem, usam a sauna e o bar, agora boate, em festas memoráveis. Do lago, a calma lanterna pulsa com os jogos de luz e os movimentos do telão.
Os barcos? Dormem fora.