Projetos Residenciais

Habita Sampa

Este projeto é um desenvolvimento lógico e aplicado do sistema proposto para o 2º. Prêmio Usiminas Arquitetura em Aço (1º. Prêmio – 1999) no qual repetimos textualmente alguns conceitos adotados, apenas formatando o sistema…

Garagem Barcos

O Lago de Furnas, também chamado de o “Mar de Minas”, abrange 34 municípios mineiros. Seu volume de água é sete vezes maior que o da Baía da Guanabara resultado do represamento das águas…

Edifícios Residenciais Invasores 7,8 e 9

Estes três edifícios são exercícios de projeto para um mesmo terreno e procuram compreender a legislação vigente na época sem que necessariamente a transformasse em co-autora com se apregoava. Também respondia a reclamações dos…

Edifício Residencial Naoum

Edifício com 5 apartamentos entre 550,00 a 880,00m2 e uma grande área de lazer para congregar uma só família. Terreno localizado em duas esquinas com frente para um bosque, por isso sua fachada leste…

Edifício Residencial e Comercial Tecplan

Belo Horizonte tem na sua legislação uma anomalia: garagens acima das lojas e sobrelojas, avançando até o alinhamento e divisas, nominadas 2º. Pavimento 1, 2º. pavimento 2 e assim sucessivamente até 10,80m e ali…

Edifício Residencial COGEFE

Terreno com um aclive tão acentuado que o acesso é pelo subsolo, depois garagem e pilotis (olhe o pilotis mineiro acontecendo lá no alto) e o 1º. Pavimento, apartamento, tem quintal em terreno natural.…

Edifício premo

O lugar antigamente ocupado por casas geminadas, art decô, era a sede da Premo, para mim a primeira, onde éramos recebidos pelo Renato e, estudantes, conhecermos da pré-fabricação em concreto, roubarmos seu tempo e…

Edifício Metropolitan Park

A estrutura residencial existente deveria ser modificada para receber um edifício comercial (apart hotel) com lojas e serviços além de lazer. Modificações internas nos apartamentos tipos, agora divididos em quatro unidades, pilotis com salas…

Edifício Comercial e Residencial Tatrex

Este terreno foi durante muito tempo parte do imaginário imobiliário da cidade. Vários arquitetos fizeram ali propostas nas quias uma grande área era reservada a lojas, meio shopping center meio galeria como as antigas…

Edifício Comercial e Residencial Pium-í

Inserção de um edifício a ser construído em terreno vizinho a uma residência com características únicas no que diz respeito a época, estilo e pretende, com sua forma de implantação responder às questões da…

Condomínio Vertical Fazenda da Serra

Proposta para implantação de condomínio vertical com mix completo de moradias e lazer além de grande demanda de garagens, complementar ao Condomínio Fazenda da Serra, localizado na região da Pampulha e com grande oferta…

Centro Comercial e Residencial Marialva

Este projeto participou de um concurso fechado promovido pela construtora entre quatro equipes. Como era um projeto proposta, procuramos mostrar suas amplas possibilidades de redesenho e adaptações ou de ganhos financeiros. Circulações reduzidas no…

Casa Weyden e Ana Paula

Casas brancas e vidros verdes. O que levou pessoas a terem casas com tipologia tão semelhante a alguns exemplares da arquitetura modernistas de décadas atrás, com composições abstratas, planos sucessivos, cheios e vazios, transparências,…

Casa Sydney e Karla

Na época do projeto inicial intitulei esta casa de uma obra pós-Brasilia, fora dos cânones modernistas, dos concretões e também dos mediterranês e coloniosos. Discutíamos circulações, simetrias, materiais, texturas e cores. “A cor existe”…

Casa Sergio, Maria e meninos

ARQUITETO SYLVIO EMRICH DE PODESTÁ COLABORAÇÃO PEDRO ARAGÃO DE PODESTÁ; MARCOS MASCARENHAS FRANCHINI (ESTAGIÁRIO) LOCALIZAÇÃO CRUCILÂNDIA, MG ÁREA DO ARAS 5200,00 M2 ÁREA DA CASA 580,00 M2 Localizado a dois quilômetros da cidade de…

Casa Paulo e Tatiana

Este projeto tem um caso especial. Os proprietários namoraram o lote por tempos, e ali nos fundos do lote, lá no alto, um banquinho para perceberem vista, ventos, sol, Conceição lá embaixo e o…

Casa Luiz Carlos e Denise

Ele, um cliente reincidente, um dos proprietários da empresa Microcity, projeto meu com a colaboração de Benedito Fernando Moreira e ela, grande incentivadora do projeto Microcity, famosa por sua leitoa à pururuca, por saraus…

Casa Luis Eduardo

Lagoa Santa foi nas décadas de 60 e 70 o ponto de encontro da juventude motorizada de Belo Horizonte. Ali se esquiava, nadava, navegava, namorava até a manhã de segunda quando se retornava a…

Casa John John

Um grande terreno e inicialmente uma pequena casa de fim de semana que foi se modificando até uma ficar com o porte médio, com alguns anexos em andamento e hoje, com características de casa…

Casa Cláudio e Jane

Uma casa meio fazenda meio cidade. Extenso programa, interiorizada a volta de um pátio central, espelho d’água e cascata. Muitos quartos e grandes espaços para a família numerosa e amigos. Em alguns pontos altos…

Casa Atelier Tibério, Lorena e Jade

Local: Bairro Santa Lúcia, Belo Horizonte, MG.Projeto: 1997Obra: 1998/99Área terreno: 460,00m2Área: 460,00m2 Um morro é novamente o desafio: um grande aclive de péssima composição geológica e um programa relativamente complicado no que diz respeito…

Casa Atelier Rui César

Local: Jardim Canadá, Nova Lima, MG.Projeto: 1997.Área terreno: 1.080,00m2Área: 350,00m2 A mata foi loteada e, em dois mil metros quadrados, projetada a residência. O local apresentava uma densidade de árvores de pequeno e médio…

Casa Atelier para Le Corbusier

  Uma casa atelier para Le corbusier na América do Sul Arquitetos: Sylvio E. de Podestá,Éolo Maia e Jô VasconcellosLocal: Pampulha, Belo Horizonte, MGProjeto: 1987Comprimento total do edifício: 575,00 mAltura média: 40,00 mÁrea: 43.125,00…

1998: Casa Graça Ottoni

Desenhar uma casa muitas vezes é como desenhar um quadro. Posicioná-la no terreno como um gesto na tela, compor com os limites do lote uma composição concretista, cheia de marcas, eixos, manchas, espaços preenchidos…

1998: Casa Alfredo e Andrea

Local: São Sebastião das Águas Claras, Nova Lima, MG.Projeto: 1998Área terreno: 1.080,00m2Área: 150,00m2 O terreno é localizado numa belíssima região, também conhecida como Macacos (nome da principal cachoeira do local), nas redondezas de Belo…

1997: Casa Paulo, Tânia e meninos

Algumas casas não são só moradias, são também registro da capacidade produtiva e/ou acumulativa de seus proprietários e nada mais normal do que dotá-las de potentosidades arquitetônicas capazes de registrar estas intenções, sem no…

1997: Casa Paulo e Lígia

Local: Residencial Vivendas, Lagoa Santa, MG.Área terreno: 750,00 m2Área: 170,00 m2Projeto: 1997 O Residencial Vivendas, loteamento recém lançado em área de cerrado, foi cuidadosamente traçado, evitando cortes desnecessários e mantendo praticamente toda a vegetação…

1997: Casa Ítalo, Denise e meninos

Local: Condomínio Morro do Chapéu, Nova Lima, MG.Projeto: 1997Área terreno: 2.032,00m2Área: 325,00m2 Lote atípico, de topografia completamente goiana, plana, em região de montanhas: este foi o terreno escolhido pela família para sua morada pós-aposentadoria.…

1997: Casa Beatriz Dantas

Local: Jardins de Petrópolis, Nova Lima, MG.Projeto: 1997Construção: 1998/2000Área terreno: 7.300,00m2Área: 170,00m2 Pequena residência e um imenso terreno: normalmente esse tipo de projeto requer uma visita diferente das visitas a terrenos convencionais ou urbanos,…

1996: Casa Reinaldo, Semilda e meninos

Local: Bairro Novo São Lucas, Belo Horizonte, MG.Projeto: 1996Área terreno: 360,00m2Área: 400,00m2 Este é um projeto com características particulares, uma vez que o proprietário sofria de grave deficiência visual. Seu programa incorporou espaços que…

1994: Casa para Bia Brecife

Local: Rua dos Arquitetos, na Bienal Internacional de Arquitetura de RecifeProjeto: 1994Área terreno: 600,00 m2Área: indefinida Dona Bia Brecife, boa amiga, pediu-me para projetar sua casa. Terreno de herança, lote 1, quadra 1, Rua…

1990: Atelier Paulo Laborne

Num terreno convencionalmente urbano e residencial, a casa/atelier cumpre as duas funções; tanto que recepção e escritório são, ao mesmo tempo, sala de estar; o quarto é também um camarim; e em todos os…

1989: Atelier Fátima Penna

Localizado numa posição incrivelmente favorável em relação à cidade: exatamente no eixo da Avenida Afonso Pena, principal avenida de BH, onde ela faz sua única variação de percurso, deslocando lateralmente de seu eixo, e…

1986: Casa Márcio e Maria Honória

Última residência desse grupo, ela se diferencia das outras três localizadas no Bairro Campestre principalmente por sua volumetria. Resultado de uma implantação lateral em terreno de esquina e triangular, libera área para o lazer,…

1986: Casa Alenquer e Astreia

Local: Bairro Santa Lúcia, Belo Horizonte, MG.Projeto: 1986Área terreno: 384,00m2Área: 150,00m2 Pequena casa em terreno urbano com topografia dificílima aclive de sete metros a partir do passeio e com programa bastante específico para o…

1986: Atelier Anamélia

A arquitetura é uma atividade que vincula, ao seu racionalismo construtivo, o lúdico, o abstrato, o figurativo, o formal e todos os outros da arte; e mais, que a arquitetura é parte de utilização…

1985: Casa Péricles e Hannae

Local: Bairro Campestre, Rio Verde, GO.Projeto: 1985/86Construção: 1986Área terreno: 450,00m2Área: 370,00m2 Primeira residência a ser implantada em uma quadra plana coberta apenas com vegetação rasteira. Ao mesmo tempo em que deveria apresentar condições de…

1985: Casa Lauro e Gisela

Local: Bairro Campestre, Rio Verde, GO.Área terreno: 1003,50m2Área: 650,00m2Projeto: 1985Construção: 1985/1990 As mesmas tradições sobre as quais fiz referência na residência Paulo/Elba, relativas ao lazer comum, foram aqui consideradas. Modificou-se a relação da casa…

1985: Casa João e Letícia

Local: Bosque da Ribeira, Nova Lima, MG.Projeto: 1985Obra: 1986/87Área: 240,00 m2Área após a 1a. reforma (1996): 290,00 m2 Do ponto de vista ou da relação arquiteto usuário, residências são projetos que traduzem a menor…

1984: Casa Paulo e Elba

A tradição do lugar manda que, em toda residência de porte médio, se crie um ponto de encontro incorporado ao quintal da casa na verdade um barracão onde se toma a cervejinha no fim…

1983: Casa Hélio e Joana

Local: Ipatinga, MGProjeto: 1981/82 (em equipe com Éolo Maia)Construção: 1983Área terreno: 720,00m2Área: 230,00m2 *1º Prêmio na 5ª Premiação do IAB/MG, “Habitação Unifamiliar”, 1982. Residência para um casal jovem, com dois filhos, em uma região…

1982/83: Casa Arquiepiscopal de Mariana

A obra, implantada na praça de uma das mais antigas cidades de Minas tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, fica ao lado do casario e de igrejas coloniais.

1982: Casa Rubens

Flores para cuidar, um visual que entrasse pelas janelas, qualquer coisa assim que lembrasse a todo momento que existe vida e que ela própria criasse as forças de movimento harmônico e integrador.

1981/2007: Casa Sydney e Karla

Na época do projeto inicial intitulei esta casa de uma obra pós-Brasilia, fora dos cânones modernistas, dos concretões e também dos mediterranês e coloniosos. Discutíamos circulações, simetrias, materiais, texturas e cores.
detalhe casa Gaby I

1980/98: Casa Gaby

Local: Bairro Santo Antônio, Belo Horizonte, MGProjeto: 1980Construção: 1980Área terreno: 300,00 m2Àrea:50,00 m2 Essa pequena residência, incrustada entre duas outras, em terreno com violenta queda no sentido frente-fundos, apresenta características especiais de projeto e…

1980: Casa Rosinha

Local: Bairro Columbia, Nova Lima. Minas.Projeto: 1980Construção: 1980/1982Área terreno: 360,00m2Área: 260,00m2 Apesar de estar situada em loteamento periférico, com belíssima vista para a reserva florestal da Mata do Jambreiro, o lote tem as dimensões…

1979: Casa Ricardo e Sheila

Local: Setor Marista, Goiânia, GO.Projeto: 1979Construção: 1980Área terreno: 575,50m2Área: 240,00m2 Ricardo e Sheila, respectivamente cunhado e irmã, são os proprietários desta casa. Ricardo, engenheiro civil amigo de farras belorizontinas, grande fã de Johnn Wayne…