Edifício Comercial e Residencial Pium-í

ARQUITETO SYLVIO EMRICH DE PODESTÁ

COLABORAÇÃO PAULO ORLANDO GRECO ; PEDRO ARAGÃO DE PODESTÁ

LOCALIZAÇÃO BELO HORIZONTE, MG

PROPRIETÁRIO ALEMI EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA.

ÁREA TERRENO 591,00 M2

ÁREA 1563,00 M2

Inserção de um edifício a ser construído em terreno vizinho a uma residência com características únicas no que diz respeito a época, estilo e pretende, com sua forma de implantação responder às questões da preservação do que diz respeito a proximidade com a construção e ampliação da perspectiva do volume no sentido frente/fundos.
Orientados apenas pelos afastamento legais previstos de construção a construção em situações semelhantes diminuiriamos a possibilidade de leitura da volumetria principal da casa vizinha. De um lado prejudica a visão do observador vindo da rua principal e amplia para um fundo de construção vista que nos parece desprovida de valor arquitetônico.
Projetamos afastamentos sucessivos no sentido esquina/divisa, o que libera a volumetria realmente rica da casa e contribuem para a valorização do imóvel a ser preservado a partir desta ampliação da perspectiva urbana, deste olhar possível, seja como pedestre ou como motorista.
Em relação à vista oposta, mesmo contra o fluxo principal, a volumetria final da casa é também valorizada como objeto de destaque.
Comercialmente este largo passeio resultante potencializa o uso das pequenas lojas inferiores. Acima, dois andares duplex, hoje erroneamente chamados de lofts, com seis apartamentos de um quarto, com grande pé direito e aberturas generosas que qualificam o empreendimento.

Marcado com , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *